Guee - Manteiga Clarificada


Olá queridos leitores,

Eu imagino que em uma das receitas passados tenha mencionado o guee, muito usado na culinária indiana também na medicina ayurvédica por ter poderes de cura de várias doenças. Vale a pena trocar o óleo pelo guee na sua culinária do dia dia. Aprenda como fazer já.

Ingredientes

2kl de manteiga sem sal
1 panela de fundo grosso


Preparo

Em fogo baixo coloque a panela de fundo grosso com a manteiga. Observe pois a manteiga vai começar a derreter e ferver, quando começar a ferver mexa com uma colher de pau, sempre pois a sujeira da menteiga vai descer pro fundo da panela.
Talvez demore uns 30 minutos our mais pra sujeira descer toda, quando você conseguir ver o fundo da panela através do guee, e estiver com uma cor tipo amber, estará pronto.
Muito cuidado é necessário para que ele não queime.
Retire da panela despejando com cuidado num vidro ou recipiente com tampa, deixando apenas o que sobrar no fundo, pois é considerado a sujeira da manteiga. Ele ficará espesso de cor amarelada. Vá usando no lugar do óleo nas suas preparações diárias e verá a diferença no gosto e também na leveza que dará aos alimentos.

Abraços

Aruna

2 comments:

  1. Querida Aruna, estou adorando as suas receitas, maravilhosas! Gostaria de saber onde conservo o gue e qual a durabilidade dele? Obrigada. Paola

    ReplyDelete
  2. Olá Paola, se você manter o guee num vidro esterelizado e na geladeira, pode conservar por um bom tempo. Algumas pessoas até mantém fora da geladeira para o uso diário, o importante é sempre colocar uma colher limpa para usar e manter em temperatura ambiente, pode durar até um mês.

    Abraços

    Aruna

    ReplyDelete