Halava de Goiabada & Passas



Hoje fiz um doce delicioso e típico indiano usando um pedaço de goiabada que na geladeira. Muito simples e rápido, ao mesmo tempo delicioso.

Ingredientes

4 colhs sopa manteiga sem sal
1 1/2 xícara de semolina grossa
150 gr de goiabada derretida em um pouco de água
2 colhs sopa de passas


Preparo

Junte a semolina e a manteiga na panela e deixe tostar no fogo baixo mexendo sempre, quando estiver mudando de cor acrescente as passas e a goiabada dissolvida na água quente.
Despeja na panela de semolina e mexa rápido para dissolver a farinha, vá adicionando e mexendo até que fique macia e sirva quente com sorvete ou mel por cima como fiz em casa.

Abraços

Aruna devi


http://www.arunacuisine.com

Scones de Nozes & Goiabada



Sei da importancia de amêndoas e nozes, mas é díficil encontrar receitas boas para usar as castanhas. Hoje experimentei fazer um scone, ficou muito bom. Segue a receita.

Ingredientes

50 gr de nozes
50 gr de amêndoas
3 xíc de farinha com fermento
1 colh chá raspas de laranja
8 colhs sopa açúcar demerara
1 laranja ( suco)
50 ml óleo de girassol


Preparo

Junte todos ingredientes numa bacia e forme uma massa que desgrude das mãos. Sove por 2 minutos e forme bolinhas, faça 2 cortes no meio com a faca e levo ao forno médio por 30 minutos, quando estiverem dourados retire do forno e sirva com geléia de sua preferência. No meu caso eu fiz com goiabada derretida.

Ficaram maravilhosos.

Abraços e até a próxima

Aruna
http://www.arunacuisine.com

Docinhos - Laddhus de Quinoa


Laddhu é um doce indiano feito à base de farinha de grão de bico, como tive dificuldade de encontrar esta farinha segui a dica de um grande chef indiano e fiz com farinha de quinoa. Deu certo, vale a pena experrimentar. Segue a receita.

Ingredientes

2 xic de farinha de quinoa
2 colheres de nozes moidas
1 xic de açúcar demerara ou mascavo
4 colhs de sopa de creme de leite ( soja de for vegan)
1/4 colh chá de noz moscada
4 colhs de sopa de manteiga sem sal


Preparo

Em uma panela coloque a manteiga, noz moscada e farinha para tostar, por uns 15 minutos até que fique marrom escura. Cuidado para não queimar, sempre em fogo baixo e mexendo. Depois deixe esfriar e coloque numa tigela com o açúcar e o creme de leite. Veja se dá liga para formar as bolinhas, caso contrário adicione mais creme de leite. Forme bolinhas e  decore com a castanha ou outra côco ralado.
Sirva como sobremesa depois do almoço ou no lanche da tarde.

Abraços

Aruna devi



http://www.arunacuisine.com

Bolo de Frutas & Especiarias



Este bolo  de frutas cristalizadas e passas com especiarias é uma maravilha, fiz uma calda cremosa de morango pra acompanhar, nem precisava mas ficou ainda mais delicioso.

Ingredientes

100 gr uvas passas
100 gr frutas cristalizadas
1 colh chá canela
1 colh chá noz moscada
2 colhs sopa de mel ou melado
150 gr açúcar demerara
100 ml óleo de girassol
1 laranja ( suco)
200 ml água fervente
1 colh chá raspas de limão
1/2 colh chá raspas de laranja
3 xic de farinha com fermento

Preparo

Coloque as passas e as frutas na água fervente, junte o óleo e o açúcar. Deixe esfriar. Numa tigela coloque os ingredientes secos e depois acrescente os liquidos, despeje a água com as frutas e o óleo. Misture bem e leve ao forno numa forma untada por 35 minutos ou até que fique dourado em cima e seco no meio.
Retire do forno e sirva morno com chá ou leite quente com canela.

Abraços

http://www.arunacuisine.com